15/05/2020

Em nota, Governo informa sobre motim na Penitenciária Padrão de Santa Rita Em nota, Governo informa sobre motim na Penitenciária Padrão de Santa Rita





A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) divulgou nota informando sobre motim ocorrido na Penitenciária Padrão de Santa Rita, na manhã desta quinta-feira (14). A nota afirma que a revolta dos reeducandos começou após terem percebido que os policiais penais haviam apreendido vários celulares, objetos e drogas arremessados para dentro da unidade prisional durante a madrugada. O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPoe) já se encontra no local para conter os ânimos dos reeducandos.

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) vem através desta informar que o princípio de motim na Penitenciária Padrão de Santa Rita, nesta manhã (14), foi ocasionado após os policiais penais apreenderem vários celulares, objetos e drogas que foram arremessados para dentro da unidade prisional durante esta madrugada.

O secretário Sérgio Fonseca informa ainda que a revolta dos reeducandos começou quando eles perceberam que todo o material ilícito havia sido recuperado pelos policiais penais do plantão. “Nosso efetivo vem trabalhando diariamente para manter a ordem e segurança dentro das unidades penais e durante a madrugada de hoje arremessaram mais de 20 chips, 14 celulares, drogas e até mesmo perfume. Não podemos admitir que devido à pandemia do novo Coronavírus, se aproveitem dessa situação para burlarem o sistema prisional da Paraíba. Nossa equipe agiu de forma exitosa e conseguiu barrar que os objetos chegassem aos presos. E isso causou revolta entre os reeducandos que estavam à espera desse material”, explica.

Vale ressaltar que esse contratempo na Penitenciária nada tem a ver com a disseminação da Covid-19 e falta de alimentação, pelo contrário, nesse período as refeições foram reforçadas, sobretudo porque não há qualquer caso de reeducandos infectado com o vírus nessa unidade de Santa Rita. Todas as medidas de proteção e contingenciamento para combater a propagação do novo Coronavírus estão sendo realizadas em todas as penitenciárias da Paraíba. Inclusive, um padre, representante da pastoral, adentrou ao pavimento para comprovar que tudo está dentro da normalidade. 

Portanto, a Seap ratifica que o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPoe) já se encontra no local para conter os ânimos dos reeducandos, assim como também foi acionado o Corpo de Bombeiros para conter as chamas ocasionadas no local. Além do apoio da Secretaria de Segurança Pública, através da tropa de choque e o helicóptro Acauã segue sobrevoando a região. 

MATERIAL  APREENDIDO

1,5 kg de maconha

20 – chips telefônicos

16 – cartelas do medicamento artane

14 – celulares

8 – fones de ouvido

6 – carregadores

2 – serras

1 – perfume

1 – bucha

1 – estilingue

2 kg de durepox

1 – corrente de pescoço

SÉRGIO FONSECA

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DA PARAÍBA

Redação com Secom/PB