19/04/2020

Em Roma, Papa diz que egoísmo indiferente é o pior vírus Em Roma, Papa diz que egoísmo indiferente é o pior vírus





Durante a missa do Divino Espírito Santo, realizada na igreja do Espírito Santo em Sassia, em Roma, neste domingo (19), o papa Francisco afirmou que há um vírus pior do que a Covid-19: o egoísmo indiferente.   

“A misericórdia não abandona quem fica para trás. Agora, enquanto pensamos em uma lenta e difícil retomada da pandemia, se insinua esse perigo: esquecer quem ficou para trás. O risco é que nos atinja um vírus ainda pior, aquele do egoísmo indiferente. Ele é transmitido a partir da ideia de que a vida melhora se melhorar para mim, que tudo ficará bem, se ficar bem para mim”, afirmou durante a homilia. “Não pensemos só nos nossos interesses, nos interesses parciais.   

Acolhamos essa prova como uma oportunidade para preparar o amanhã para todos, sem descartar ninguém. Porque sem uma visão de estarmos juntos, não haverá futuro para ninguém. Isso não é ideologia, é cristianismo. Usemos a misericórdia para quem é mais fraco porque só assim reconstruiremos um mundo novo”, disse ainda durante a cerimônia transmitida por streaming.   

O Pontífice ainda afirmou que a melhor resposta dos cristãos para as “tempestades da vida e da história” deve ser o “ensinamento da solidariedade”. “A resposta não pode ser nada além da misericórdia. O amor com compaixão entre nós e para todos, especialmente, quem sofre, quem luta mais, quem é abandonado. Não é ter dó, não é assistencialismo, mas compaixão que vem do coração. Que a misericórdia cristã inspire também a justa divisão entre as nações e suas instituições para enfrentar a crise atual de maneira solidária”, destacou ainda. A celebração deste domingo foi especial para os católicos por marcar os 20 anos da instituição do Domingo do Divino Espírito Santo, data criada ainda pelo papa João Paulo II. Essa também foi a primeira vez em 25 anos que um Pontífice rezou a missa na igreja do Espírito Santo em Sassia de Roma. 

Redação com Agência ANSA