13/04/2020

todos os estados norte-americanos estão em situação de desastre pela 1ª vez na história todos os estados norte-americanos estão em situação de desastre pela 1ª vez na história





A pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 20 mil pessoas nos EUA, fez com todas unidades federativas do país declarassem situação de desastre ao mesmo tempo -- algo inédito na história dos Estados Unidos.

O presidente Donald Trump aprovou no sábado (11) a declaração de desastre para Wyoming, o último estado a entrar no protocolo juntamente com as ilhas Virgens Americanas e Marianas Setentrionais, o Distrito de Columbia e Porto Rico. 

Há no país 529.951 casos e 20.608 mortes pela COVID-19, segundo dados da Universidade John Hopkins. E os estados estão sentindo o impacto da pandemia de diversas formas. 

Illinois anunciou o seu segundo maior dia de mortes no sábado, com 1.293 novos casos e 81 vítimas fatais. No sul da Flórida, famílias ficaram cinco horas em uma fila na porta do cassino Magic City para receber comida, reporta a WPLG, afiliada da CNN. 

Em Nova Jersey, o estado com o segundo maior número de casos do novo coronavírus, o prefeito de Newark, Ras Baraka, está pedindo para todos os negócios -- até mesmo os considerados essenciais -- ficarem fechados às segundas-feiras do mês de abril, num movimento batizado de “Be Still Mondays”. 

O objetivo é evitar que o vírus se espalhe ainda mais já o que número de mortes no estado não para de crescer. “Conseguimos recuperar todo o resto. O que não conseguimos recuperar é a vida das pessoas”, disse Baraka.

Redação com Reuters