08/04/2020

Mais de 1 bilhão de trabalhadores vão sofrer efeitos drásticos nos empregos com a pandemia Mais de 1 bilhão de trabalhadores vão sofrer efeitos drásticos nos empregos com a pandemia





Segundo a Organização Internacional do Trabalho(OIT), impacto será profundo e sem precedentes, com alto risco de corte de salários e muitas demissões


A pandemia de coronavírus está causando um impacto "profundo, abrangente e sem precedentes" no emprego, com mais de 1 bilhão de trabalhadores correndo sério risco de corte de salário ou perda de emprego, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

Com fábricas, escolas e lojas fechadas em todo o mundo, o órgão sediado em Genebra,na Suíça, afirma que as quarentenas estão afetando quase 3 bilhões de trabalhadores.

Destes, 1 bilhão 250 milhões,são extremamente vulneráveis, principalmente em hotéis, serviços de alimentação, manufatura e varejo. Isso representa cerca de 38% da força de trabalho global.

"Esses trabalhadores estão enfrentando uma redução drástica e devastadora nas horas de trabalho, cortes de salários e demissões", afirmou a OIT.

Essa previsão é a mais recente em um coro cada vez mais alto de alertas sobre os danos socioeconômicos de medidas projetadas para impedir a propagação do vírus.

Redação com Agência Bloomberg