03/04/2020

Velório tem confusão após prefeitura tentar lacrar caixão de idoso morto com suspeita de coronavírus Velório tem confusão após prefeitura tentar lacrar caixão de idoso morto com suspeita de coronavírus





O velório José Ferreira, de 82 anos, terminou em tumulto na cidade de Iperó, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (2). O aposentado morreu na quarta-feira (1º) com suspeita de coronavírus. A prefeitura orientou para que o caixão da vítima fosse lacrado, no entanto, os familiares abriram o caixão. 

No atestado de óbito do idoso a Covid-19 não foi listada como causa provável da morte. Por isso, apesar da recomendação do secretário de Saúde do município, Eli Teles, para que o velório fosse realizado com caixão fechado, a família abriu o caixão por conta própria, o que gerou tumulto.

O documento foi feito por um integrante da equipe médica do Hospital São Luiz, hospital de Boituva (SP), onde o aposentado estava internado. As causas prováveis da morte que aparecem no atestado são insuficiência respiratória a apurar com exame Swab/Orofaringe e doença de Parkinson.

Em nota, a Prefeitura de Iperó informou que embora a família tenha desobedecido as recomendações de segurança durante o velório, o recinto foi totalmente higienizado para a realização de outro velório que foi realizado na sequência.

A Secretaria de Saúde também informou que com base no resultado do exame feito no idoso, poderá requerer a quarentena para todas as pessoas que passaram pelo velório e tiveram contato com o corpo.

Redação com IstoÉ