02/04/2020

Bolsonaro admite problemas com o ministro Mandetta, e diz que lhe falta humildade Bolsonaro admite problemas com o ministro Mandetta, e diz que lhe falta humildade





Em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Rádio Jovem Pan de São Paulo,o presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (2) que a relação com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, não é das melhores. Nas últimas semanas, eles vêm discordando em algumas medidas para conter a pandemia de coronavírus, como o isolamento social.

“Já sabe que a gente tá se bicando há algum tempo”, respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre o relacionamento com o ministro. “O Mandetta quer valer muito a verdade dele, está faltando humildade para conduzir o Brasil nesse momento delicado”, continuou.

Bolsonaro ressaltou que “não pretende demiti-lo no meio da guerra”, mas admitiu que Mandetta “extrapolou”.

“Sempre respeitei todos os ministros, inclusive o Mandetta. Espero que ele dê conta do recado. Tenho falado com ele, não tem nenhuma ameaça, se ele sair bem, não tem problema”, disse. “Mas nenhum ministro meu é indemissível”, completou.

Para Bolsonaro, o ministro deveria “ouvir mais o presidente da República em alguns momento”. Ele afirmou, ainda, que “Mandetta cuida da Saúde, Guedes da economia” e que ele [Bolsonaro] “cuida para não ter atrito entre as duas áreas”.

Bolsonaro defendeu reabertura gradual do comércio

Durante a entrevista, Bolsonaro voltou a criticar a quarentena e alguns governadores que, segundo ele, “exageraram”, como o de São Paulo, João Doria, e o do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. “Vi o governador do Rio na TV falando ‘fiquem em casa, é uma ordem’. Tá pensando o que? Que é ditadura isso aqui? Não é assim que devemos tratar a população, mas com respeito. Proibir de ir à praia? Na praia está ao ar livre, muito melhor que ficar oito ‘caras’ presos num quartinho”, argumentou.

De acordo com o presidente, os estados e municípios “perderam muita arrecadação” com o fechamento do comércio e “estão pagando um preço altíssimo”. “O governo não tem como bancar isso por muito tempo. Nossa despesa total já está na casa dos 600 bilhões, uma conta que a gente não esperava”, disse.

Redação com JP