01/04/2020

Retidos por coronavírus,brasileiros voltam da África do Sul Retidos por coronavírus,brasileiros voltam da África do Sul





Cerca de 300 pessoas que tinham passagens para viagens canceladas devem chegar a Guarulhos no início da tarde. Voo será o primeiro com estrangeiros a deixar o país desde início de severas medidas de isolamento adotadas pelo governo sul-africano.


Um voo com cerca de 300 brasileiros que estavam retidos na África do Sul após o governo local decretar o isolamento total do país partiu na madrugada desta quarta-feira (1) de Joanesburgo com destino ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Este é o primeiro voo com estrangeiros a receber autorização para deixar o país desde que o espaço aéreo foi fechado, em 26 de março. Operado pela companhia Latam, ele traz pessoas que já tinham passagens para viagens que foram canceladas na última semana.

Segundo o embaixador do Brasil na África do Sul, Edilson Jorge, um voo charter está sendo negociado para trazer os brasileiros que não tinham passagens e permanecem no país. Em um vídeo postado no perfil da embaixada, ele diz que não pode precisar a data da próxima viagem, mas que ela acontecerá “o mais brave possível”.

O embaixador não menciona quantos brasileiros ainda estão na África do Sul.

Para a viagem desta quarta-feira, a embaixada conseguiu que o governo sul-africano autorizasse o voo e também liberasse o transporte dos brasileiros entre seus hotéis e o aeroporto, que permanece fechado e terá um setor aberto apenas para este embarque e decolagem.

A embaixada deslocou 11 ônibus, que passou por 39 endereços para buscar os passageiros e levá-los ao aeroporto. Usando máscaras, eles tiveram que manter distância uns dos outros e seguir um rigoroso processo de checagem de saúde e segurança realizado por autoridades sanitárias sul-africanas.

A previsão é de que os brasileiros cheguem a Guarulhos no início da tarde desta quarta-feira.

Redação com Sistema Globo