31/03/2020

Prefeitura divulga cartilha com proposta de retomada gradativa e sob condições das atividades econômicas em Campina Grande Prefeitura divulga cartilha com proposta de retomada gradativa e sob condições das atividades econômicas em Campina Grande




Decisão sobre vigência do plano estratégico será tomada na próxima sexta, pelo prefeito Romero Rodrigues, após videoconferência


Através de uma cartilha, elaborada pela Prefeitura de Campina Grande, um Planejamento Estratégico projeta a retomada gradativa das atividades econômicas no Município, a partir do próximo dia 6 de abril. O documento foi lançado nesta segunda-feira, 30, e estabelece uma série de condições rígidas para os segmentos produtivos voltarem a funcionar, neste momento em que as ações de prevenção e controle da Covid-19 se mantêm por força de decreto municipal. Para ver a cartilha basta acessar

http://campinagrande.pb.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/CARTILHA-PLANO-RETOMADA-ECON%C3%94MICA-CAMPINA-GRANDE.pdf

A vigência ou não do plano será decidida numa reunião, por videoconferência, a ser promovida na próxima sexta-feira, 3, pelo prefeito Romero Rodrigues com representantes do comércio, serviços e indústria. Participarão também o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho.


Um ponto principal da cartilha, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: a liberação das atividades está condicionada à situação de controle epidemiológico, conforme indicações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Município.


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância à Saúde e à Gevisa, além do Procon-CG, integram o núcleo de fiscalização desta nova fase. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participam da força-tarefa.


Com base em decreto municipal que entrou em vigor no dia 27 de março, já estão em atividades, entre outros, as empresas dos setores considerados essenciais, a exemplo de farmácias e supermercados, postos de combustiveis e outros. Acontece, ainda, o funcionamento das lojas de materiais de construção e oficinas mecânicas e de peças. No caso das lojas de construção e oficinas, o atendimento ao público no horários das 8h às 14h.


Conforme o plano estratégico, a previsão é que, a partir de 6 de abril, das 10h às 16h, aconteça a abertura, gradativa e sob condições, do comércio e setor de serviços. Porém, a exceção ainda são os shopping centers e galerias comerciais, escolas públicas e particulares, academias de práticas de exercícios físicos instaladas em ambientes fechados, além de templos religiosos, barbearias e salões de beleza.

Ficam autorizadas totalmente, a partir do dia 6 de abril, os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

Também de acordo com o plano, poderá acontecer a reabertura de shopping centers e galerias, comerciais, barbearias e salões de beleza, no dia 13 de abril, mas com horário reduzido entre 12 e 20h.

Permanecem em análise, contudo, os casos de escolas públicas e particulares, academias de práticas de exercícios físicos instaladas em ambientes fechados, atividades religiosas e eventos, de modo geral.

Redação/CODECOM-PMCG