28/03/2020

Romero decide estender o prazo para pagamento de cota única do IPTU 2020 para 30 de abril Romero decide estender o prazo para pagamento de cota única do IPTU 2020 para 30 de abril





Prefeito anuncia que maior parte dos recursos recolhidos com imposto será aplicada integralmente nas ações de prevenção e enfrentamento a Covid-19


Após reunião na tarde desta sexta-feira, 27, com o secretário Joab Pachêco, das Finanças, o prefeito Romero Rodrigues (foto) decidiu prorrogar para o próximo dia 30 de abril o novo prazo para os contribuintes de Campina Grande pagarem o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. O vencimento oficial, após uma primeira prorrogação, estava marcado para o próximo dia 31.

De acordo com Romero Rodrigues,  todas as circunstâncias envolvendo a pandemia do novo coronavírus terminaram por influenciar decisivamente na decisão por uma nova prorrogação.  Aliás, por iniciativa do prefeito campinense, a maior parte dos recursos recolhidos com o IPTU 2020 nesta sua nova fase será aplicada no pacote de ações do Município de Campina Grande para prevenir e enfrentar o vírus.

A Secretaria de Finanças campinense emitiu cerca de 130 mil carnês do IPTU 2020 e a projeção da Prefeitura foi de uma arrecadação na ordem de R$ 40 milhões.

Para os contribuintes que optaram por dividir o pagamento, o prefeito Romero Rodrigues informa que a Sefin já foi orientada: a primeira e a segunda parcelas podem ser quitadas sem multa e sem juros também até o próximo dia 30 de abril.

Saúde:investimentos focados no combate ao vírus

Romero Rodrigues destaca que, até o momento, a Prefeitura tem feito um aporte considerável de recursos no plano de preparação da cidade para se defender de uma possível disseminação local da doença. Dentro da estratégia definida pelo prefeito com a equipe da Secretaria de Saúde Municipal, o Hospital Pedro I passa a ser exclusivamente para internação de casos da doença; a UPA Dr. Maia (Alto Branco) também passou a concentrar atendimentos de problemas respiratórios e suspeitos do vírus, além de que o Isea e o Hospital da Criança também se integram na rede de assistência à vítimas de Covid-19.

Nesta sexta-feira, foram confirmados dois casos de coronavírus em Campina Grande – sendo que um deles, felizmente, não provoca Covid-19.

Redação/Codecom-PMCG