24/03/2020

Brasileiros no exterior seguem enfrentando dificuldades para voltar de países da América Latina Brasileiros no exterior seguem enfrentando dificuldades para voltar de países da América Latina





Em meio a crise global pelo coronavírus, turistas brasileiros estão retidos no exterior e não sabem como voltar pra casa. Com voos cancelados e sem previsão de retorno, eles pedem socorro ao governo para retornar ao Brasil.

Os relatos são de desamparo das companhias aéreas e dificuldades financeiras para se manter. É o caso da Paloma, que está em Acapulco, no México, e tinha viagem de volta ao Brasil marcada para esta quarta feira,25. Ela viajou pela Aeroméxico e desde então não obteve mais respostas da companhia.

Os amigos William e Luciana vivem a mesma situação de descaso e apreensão. Eles faziam turismo pela América Central quando foi decretada a pandemia do coronavírus.

Os dois estão retidos na cidade de La Ceiba, em Honduras, e ficaram sem informações da Copa Airlaines, companhia em que viajaram. William e Luciana relatam dificuldades até pra comer e pedem ajuda do governo brasileiro para voltar ao Brasil.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ao todo, são cerca de 6 mil brasileiros retidos no exterior. O Itamaraty diz que está em contato com as companhias aéreas Copa, Latam, Aeroméxico, Gol e Avianca para que ofereçam alternativas de volta para quem teve voos cancelados.

Redação com JP