08/03/2020

Coronavírus. Itália isola Lombardia, Veneza e mais 13 províncias Coronavírus. Itália isola Lombardia, Veneza e mais 13 províncias





O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, assinou na madrugada deste domingo (8) um decreto que coloca em isolamento a Lombardia, cuja capital é Milão, e mais 14 províncias de outras quatro regiões, incluindo Veneza, por causa da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

O texto proíbe a entrada e saída nesses territórios, a não ser por “comprovadas exigências de trabalho, situações de necessidade ou motivos de saúde”. Além da Lombardia, polo financeiro e industrial do país, o decreto engloba as províncias de Pádua, Treviso e Veneza, no Vêneto; Modena, Parma, Piacenza, Reggio Emilia e Rimini, na Emilia-Romagna; Pesaro e Urbino, em Marcas; e Alessandria, Asti, Novara, Verbano-Cusio-Ossola e Vercelli, no Piemonte.   

A princípio, as restrições valem até 3 de abril e, segundo Conte, a polícia será autorizada a pedir explicações aos cidadãos que estiverem nas ruas. “Haverá uma mobilidade reduzida”, declarou o primeiro-ministro, acrescentando que pessoas que moram nessas áreas e estão em viagem poderão voltar para casa. 

A região e as 14 províncias afetadas abrigam 18,4 milhões de habitantes, o que equivale a cerca de 30% da população da Itália. Além disso, englobam alguns dos principais polos industriais do país, além de dois concorridos destinos turísticos: Milão e Veneza. “Eu assumo a responsabilidade política deste momento, mas vai dar certo”, disse Conte, em uma coletiva de imprensa às 2h30 da madrugada de hoje,(hora local), em Roma.

Redação com ANSA