04/03/2020

Gaeco deflagra Operação em quatro municípios da Paraíba nesta manhã Gaeco deflagra Operação em quatro municípios da Paraíba nesta manhã





Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão, sendo cinco preventivas e outras cinco temporárias, e 14 mandados de busca e apreensão.


A Secretaria de Estado da Fazenda, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária, com apoio do Gaeco, deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) “OPERAÇÃO NOTEIRAS”. Estão sendo cumpridos 10  mandados de prisão, sendo cinco preventivas e outras cinco  temporárias,  e 14 mandados de busca e apreensão, determinados pela  6ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa.

Os mandados de prisão preventiva, prisão temporária e de busca e spreensão estão sendo cumpridos nas residências, empresas e escritórios de contabilidade dos envolvidos, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

A “OPERAÇÃO NOTEIRAS” tem por objetivo desarticular um esquema de fraude fiscal estruturada, envolvendo uma Organização Criminosa e um grupo de empresas que, juntas, movimentaram, de forma ilícita, aproximadamente R$ 200 milhões em mercadorias e notas fiscais inidôneas.

Durante as investigações, constatou-se a existência de uma organização criminosa especializada na constituição de empresas de fachada que simulam operações de compra e venda de mercadorias, com o fim de acobertar operações realizadas por outras empresas que, por sua vez, funcionam com ares de regularidade, promovendo a circulação de mercadorias sem o recolhimento do imposto devido, causando assim, grave dano ao Estado da Paraíba.

Participam desta Operação, três Promotores de Justiça, cerca de 50 Policais Civis  e 34 Auditores Fiscais da Fazenda Estadual, com suas respectivas equipes. 

PENALIDADES - Os investigados na  "Operação Noteiras" responderão por crimes contra a ordem tributária, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, chegam a 18 anos de reclusão.

COLETIVA 

Será concedida uma entrevista coletiva, às 10hs, na Central de Polícia de *Campina Grande*, situada à Rua Raimundo Nonato de Araújo, S/N – no bairro Catolé, na cidade de Campina Grande.

Redação com assessoria