14/02/2020

Isto é Brasil. Justiça do Rio manda empossar deputados presos na lava jato Isto é Brasil. Justiça do Rio manda empossar deputados presos na lava jato





Marcos Abrahão e Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, foram presos durante a Operação 'Furna da Onça', em 2018, acusados de integrarem um esquema de pagamento de 'mensalinho' na Assembleia.

O desembargador Rogério de Oliveira Souza, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou nesta quinta-feira (13) – em decisão provisória – que dois deputados estaduais afastados dos mandatos após serem presos na Lava Jato devem ser empossados na Assembleia Legislativa estadual (Alerj).

"(...) Defiro a liminar no sentido de reconhecer aos Impetrantes o direito ao pleno exercício de seus mandatos de parlamentares da Legislatura de 2019/2023", escreveu o magistrado.

A decisão atende a pedido feito em mandado de segurança pelas defesas dos deputados Marcos Abrahão (que está preso) e Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira – que no ano passado passou à prisão domiciliar por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Chiquinho da Mangueira — Foto: Reprodução/ TV Globo

Chiquinho da Mangueira: Está em prisão domiciliar

Ambos foram presos em 2018 durante a Operação 'Furna da Onça' – desdobramento da Lava Jato que levou 10 parlamentares para trás das grades.

O Ministério Público Federal (MPF) acusou os políticos de receberem um "mensalinho" na assembleia. O esquema, segundo a Polícia Federal, movimentou mais de R$ 54 milhões.

Redação com Sistema Globo