13/02/2020

PGR nomeia seis procuradores para o Gaeco do MPF na Paraíba PGR nomeia seis procuradores para o Gaeco do MPF na Paraíba





Os escolhidos são Tiago Misael (de Patos), Victor Veggi e Antônio Edílio Magalhães (de João Pessoa), Bruno Barros e Bruno Galvão (Campina Grande) e João Raphael (de Guarabira).


O procurador-geral da República Augusto Aras nomeou seis procuradores para atuar no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF na Paraíba. A nomeação foi feita após aprovação, no início deste mês, pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal.


O Gaeco do MPF-PB tem a função de "prestar auxílio aos procuradores naturais na investigação e persecução de crimes praticados por organizações criminosas e na eventual repercussão civil na improbidade administrativa desses crimes; atuar nos casos em que o procurador-geral da República determinar a intervenção, em virtude de incidente de segurança envolvendo membros ou servidores; e proceder à coleta e análise de informações de inteligência."

Segundo o coordenador Tiago Misael, "a criação do Gaeco-MPF/PB vem ao encontro da aspiração de diversos procuradores da República que crescentemente se ressentem de uma atuação integrada e coordenada na investigação e persecução penal da criminalidade organizada que, não raras vezes, renova-se em esquemas cada vez mais sofisticados."

"No caso particular da Paraíba, tem-se assistido, há mais de uma década, a sucessão de casos de corrupção atrelados a esquemas muito bem organizados de criminalidade do colarinho branco", acrescentou o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPF na Paraíba.

Primeira reunião

A primeira reunião do Gaeco-MPF/PB será realizada nesta sexta-feira (14), na sede do MPF em João Pessoa. O encontro servirá para os seis procuradores nomeados traçarem metas e planejarem a atuação do grupo para os próximos dois anos. Além da Paraíba, outra unidade do MPF que possui Gaeco é Minas Gerais.

Redação com Click-PB