11/02/2020

Longe das inundações e da lama,Doria visita príncipes em Dubai Longe das inundações e da lama,Doria visita príncipes em Dubai





Governador paulista relatou interesse dos fundos Mubadala e Abu Dhabi Investiment Authority em pacote de privatizações pelos próximos 3 anos


Em viagem de negócios aos Emirados Árabes Unidos, o governador de São Paulo, João Doria, declarou nesta segunda-feira, 10, em Dubai, que sua gestão tem a expectativa de que dois dos maiores fundos soberanos do país árabe invistam no estado até 30 bilhões de reais nos próximos três anos.

O volume de aportes foi estimado pelo governador e o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles, a partir do que ambos relataram como interesse de diretores dos fundos Mubadala e Abu Dhabi Investiment Authority (ADIA) no pacote com 21 projetos de privatização apresentado pelo governo paulista. Os representantes dos dois fundos, que administram 830 bilhões de dólares em ativos e têm investimentos de 5 bilhões de reais no Brasil, reuniram-se com Doria em Abu Dhabi, capital do país.

Segundo o governador paulista, foram apresentados aos investidores projetos de rodovias, ferrovias, linhas de metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 21 aeroportos regionais, a hidrovia Tietê-Paraná e a Sabesp, classificada pelo tucano como “joia da coroa”, cujo processo de privatização ainda depende da aprovação do novo marco regulatório do saneamento pelo Congresso. Todos os projetos serão leiloados.

O governador e Meirelles não citaram detalhes a respeito dos valores que o governo paulista pretende obter com cada empreendimento, nem discriminaram quanto dinheiro cada um dos fundos estaria disposto a apresentar nos leilões. Eles afirmaram que os investimentos dos fundos soberanos dos Emirados também incluiriam empresas brasileiras – para a missão de negócios iniciada no domingo, Doria viajou ao país árabe acompanhado de 47 empresários.

Redação/Veja