11/02/2020

Narcotraficante mais procurado da Holanda é preso na Colômbia Narcotraficante mais procurado da Holanda é preso na Colômbia





Para encontrá-lo, o país contou com o apoio da DEA, FBI e um Grupo Especial de Busca, as mesmas técnicas utilizadas para prender Pablo Escobar


O narcotraficante Said Razzouki, o criminoso mais procurado pela Justiça holandesa, foi preso em Medellín,na Colômbia, em uma operação semelhante a utilizada para prender Pablo Escobar há 30 anos. O nome dele já foi até retirado da lista de mais procurados.

O diretor da divisão de narcóticos da Polícia colombiana, o general Jorge Ramírez, detalhou que eles tiveram que utilizar as mesmas 'técnicas que utilizávamos no Grupo Especial de Busca para localizar Pablo Escobar’, porque Razzouki ‘aplicava os mesmos mecanismos para se esconder e fugir dos controles das autoridades’.

‘Não utilizava meios de comunicação, tecnologia ou redes sociais, chegou ao ponto de perder o contato da família há mais de oito anos. Assim, começaram a investigar seus rastros com aviões de inteligência que sobrevoam a cidade tentando localizá-lo devido a sua aversão a tecnologia’, disse o oficial.

O Grupo Especial de Busca foi uma unidade de elite da Polícia e do Exército colombiano criado para encontrar o narcotraficante Pablo Escobar, que morreu dia 2 de dezembro de 1993 em uma operação deste grupo.

Said fez plástica para parecer mais velho

Said fez plástica para parecer mais velho

A prisão do criminoso mais procurado da Holanda aconteceu na sexta (7), em um edifício em Medellín, ele tentou fugir mas acabou ferido por um disparo policial durante a operação conjunta com a DEA (divisão de narcóticos) e o FBI (Investigação) dos Estados Unidos.

Segundo o general Ramírez, Razzouki ‘era procurado pelos crimes de tráfico, fabricação e porte de narcóticos, além de homicídio e terrorismo’.

Segundo a Polícia colombiana, Razzouki pertence a organização criminosa conhecida como ‘Macro Máfia de Europa’, que enviava cocaína da Colômbia para portos da Espanha e Portugal, países de onde a droga era distribuída para o resto do continente.

Redação com Agência EFE