26/01/2020

Chuvas em Minas e no Espírito Santo já mataram 39 pessoas Chuvas em Minas e no Espírito Santo já mataram 39 pessoas





Tempestades causaram vários deslizamentos nos dois estados do Sudeste, deixando pelo menos 6 mil pessoas desabrigadas

Subiu para trinta o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerias nos últimos dois dias, segundo informou em nota a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. Somando com a tragédia provocada pelos recentes temporais de verão no Espírito Santo, o número de vítimas na região Sudeste chegou em 39 mortos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, há 17 desaparecidos, sete feridos, 2 620 desalojados e 911 desabrigados no estado mineiro.

O Corpo de Bombeiros divulgou na manhã deste sábado a morte da nona pessoa que morreu soterrada no Espírito Santo, no município de Conceição do Castelo. Pouco tempo antes, já havia sido confirmada mais uma morte, que também é de uma criança, na cidade de Iúna. O estado já contabiliza, desde o último dia 17, quando começou a chover forte em vários municípios, mais de 3800 pessoas fora de casa.

Os temporais em Minas, além das mortes já registradas, provocaram alagamentos e transtornos em pelo 36 municípios em todo o Estado, sendo a região Leste e a Grande Belo Horizonte as mais prejudicadas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, um deslizamento provocou a morte de quatro pessoas na madrugada deste sábado. Foram duas casas atingidas pela forte enxurrada: em uma delas estavam um casal e uma criança, e na outra, um homem sozinho. As autoridades informaram que duas pessoas não resistiram sob escombros de uma casa no bairro Jardim Teresópolis, também em Betim. Outras três mortes aconteceram na Zona da Mata mineira, uma em Matipó, outra em Manhuaça e a terceira em Pedra Bonita.

Na manhã deste sábado, o Corpo de Bombeiros já havia comunicado que duas pessoas morreram em consequência de um deslizamento de terra na Vila Bernadete, na Região do Barreiro, na capital mineira. A corporação registrou outras três mortes, uma mãe e seus dois filhos – um deles bebê –, por causa de deslizamentos causados pelas tempestades em Ibirité, na Região Metropolitana. As vítimas ainda não tiveram a identidade divulgada. Nessa região, onde um cano da Companhia de Águas de Minas Gerais (Copasa) também se rompeu, as buscas seguem e há informações de que uma mulher continuaria desaparecida. Segundo os bombeiros, o trabalho também prossegue em Vila Bernadete. O Corpo de Bombeiros ainda trabalha no bairro Jardim Alvorada, em Belo Horizonte, onde cinco pessoas são procuradas sob os escombros. De acordo com informações preliminares dos agentes que trabalham no local, seriam três crianças e dois adultos.

Redação/Veja.com