23/01/2020

Três bombeiros americanos morrem em queda de avião na Austrália Três bombeiros americanos morrem em queda de avião na Austrália





Três bombeiros americanos morreram nesta quinta-feira (23) na queda de seu avião no sudeste da Austrália, onde os incêndios avançam em função dos ventos e de um novo aumento nas temperaturas.

Os incêndios florestais que devastam esta região da Austrália há semanas perderam força nos últimos dias, graças às chuvas e à queda das temperaturas.

A batalha contra o fogo se intensificou nesta quinta-feira, porém, principalmente contra sete focos.

Em um deles, localizado nas Montanhas Nevadas, em Nova Gales do Sul, trabalhava o Hércules C-130, com o qual o contato foi perdido no início da tarde.

As autoridades australianas confirmaram logo depois que o avião caiu cerca de 120 quilômetros ao sul de Camberra, e os três americanos a bordo morreram.

As causas deste acidente ainda são desconhecidas, mas o chefe dos bombeiros das zonas rurais de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons, mencionou pouco antes que as condições de trabalho para esses aviões eram “muito complicadas”, devido ao vento.

O ministro dos Serviços de Emergência da Austrália, David Littleproud, disse que a tragédia ilustra os perigos que os bombeiros estão dispostos a enfrentar para proteger a população.

As autoridades anunciaram que as bandeiras seriam hasteadas a meio pau até sexta-feira, em Nova Gales do Sul, em homenagem a esses três bombeiros.

Com essas mortes, o número de vítimas fatais sobe para 32 desde o início dos incêndios na Austrália.

Os três americanos tinham muita experiência nesse tipo de situação e trabalhavam para a empresa canadense Coulson Aviation, contratada para ajudar a Austrália no combate às chamas.

Redação com AFP