23/01/2020

Quem não paga o IPVA pode perder o carro? Saiba o que acontece Quem não paga o IPVA pode perder o carro? Saiba o que acontece





Multa alta é apenas um dos problemas para o proprietário que não paga o imposto do carro em dia


O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado todo ano dos proprietários de carro, moto, ônibus, caminhões pelos Estados. Se o dono do veículo não pagar esse imposto isso pode sim levar à perda do próprio bem, além de multa que pode chegar a 20% do imposto devido, apreensão do veículo pela falta do licenciamento e inscrição do nome do dono na dívida ativa do Estado e nos cadastros de inadimplentes.

Quem não paga IPVA leva multa?

Não há multa de trânsito para o não pagamento do IPVA.

Mas, se não pagar o imposto, o proprietário do veículo não poderá fazer o licenciamento do carro.

É a falta desse licenciamento que pode levar não só à multa de trânsito, mas também à apreensão do veículo, o que vai resultar em mais gastos, já que o dono do carro terá de pagar os dias parados no pátio do Detran, a própria remoção e todos os débitos pendentes.

Enquanto não quita a dívida, após o vencimento, serão cobrados acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Cada Estado tem liberdade para decidir como faz a cobrança, já que o IPVA é um imposto estadual. 

Redação com R-7