30/11/2019

Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado





Mais de 40 mil postos de saúde em todo o país vão abrir neste sábado (30) para o Dia D da segunda fase de vacinação contra o sarampo. O objetivo da campanha, iniciada no último dia 18, é imunizar 9 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos.

O Ministério da Saúde ressalta que, dentro desse grupo, mesmo quem já tomou uma dose da vacina deve tomar outra, pois são duas doses que protegem contra a doença. Gestantes não podem ser vacinadas contra o sarampo.

Em todo o Brasil, foram confirmados mais de 5.600 casos desde o início da epidemia de sarampo. No entanto, números mais atualizados do estado de São Paulo, o mais afetado, mostram 12.727 mil registros em território paulista.

O governo paulista contabilizou ainda 14 mortes decorrentes da doença, sendo metade delas de menores de cinco anos.

Um dos motivos que justificam a necessidade da imunização de jovens adultos é que muitos deles tomaram apenas uma dose da vacina na infância, explica o médico infectologista Francisco de Oliveira Junior, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.


"Os adolescentes e adultos jovens de hoje tomaram apenas uma dose depois dos 12 meses, sendo que eram necessárias duas doses para a proteção".

O médico Jorge Kalil, coordenador do Instituto de Investigação em Imunologia, afirma que "o adulto jovem circula muito e pode levar [o sarampo] para grupos de risco, até mesmo em casa. E é um grupo que é difícil chamar para as campanhas de vacinação."

Na Paraíba,a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. O evento será no Parque Solon de Lucena (Lagoa), em João Pessoa, das 8h ao meio dia e marcará o encerramento da campanha, iniciada no último dia 18 para adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. A primeira etapa da campanha foi realizada no período de 7 a 25 de outubro, para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Durante a segunda etapa da campanha, exclusiva para a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a SES distribuiu 110 mil doses para todos os municípios, por meio das Gerências Regionais de Saúde (GRS). “Esta é uma quantidade suficiente, abastecendo todas as Salas de Vacina do estado, no entanto, de janeiro a novembro, foram aplicadas 24.620 mil doses. Cabe agora a população procurar as unidades de saúde para avaliação da situação vacinal”, disse a chefe do Núcleo de Imunização, da SES, Isiane Queiroga.

Redação com R-7/SECOM-PB