25/11/2019

Uruguai: com direita à frente na apuração, resultado de eleições é adiado Uruguai: com direita à frente na apuração, resultado de eleições é adiado




Com 98% das urnas apuradas, Lacalle Pou tem 1,4% de vantagem e tendência de tirar esquerda do poder após 15 anos. Resultado deve ser homologado até sexta


Confirmando a tendência apontada nas pesquisas de boca de urna, o senador de centro-direita Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN), lidera o segundo turno das eleições do Uruguai, realizado neste domingo 24. 

Com 98% das urnas apuradas, Pou tem 1,4 ponto percentual – cerca de 32 mil votos – de vantagem sobre o candidato de esquerda Daniel Martínez, da Frente Ampla (FA). 

A parcial foi a última divulgada pelo Tribunal Eleitoral do país, que anunciou que só oficializará um vencedor “na quinta ou sexta-feira”.

Serão contabilizados nos próximos dias os 38 mil “votos observados” do país, que são os votos das pessoas que trabalharam no pleito, em mesas de votação ou na segurança das urnas. Além disso, pela margem apertada, alguns votos serão recontados – como os de idosos e pessoas com deficiências físicas.

Para reverter a desvantagem, Martínez terá que receber cerca de 90% desses votos analisados separadamente – o que torna improvável sua vitória.

Redação/Veja.com