21/11/2019

CCJ da Câmara aprova texto da PEC que permite prisão em 2ª instância CCJ da Câmara aprova texto da PEC que permite prisão em 2ª instância





Foram 50 votos favoráveis e 12 contrários. Texto deve seguir para análise de comissão especial


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), as propostas de emenda à Constituição (PECs) que permitem a prisão após condenação em segunda instância. Agora, o texto seguirá para apreciação de comissão especial.

Após mais de três horas de obstrução, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), informou que foram 50 votos favoráveis às propostas e 12 contrários. A relatora, deputada Caroline de Toni (PSC-SC), já havia recomendado a aprovação das PECs durante sessão desta quarta.

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) é o autor das PECs 410 e 911. As propostas alteram artigos diferentes da Constituição para permitir a prisão após o julgamento em 2ª instância.

O texto aprovado nesta quarta estabelece o trânsito em julgado da ação penal após o julgamento em segunda instância (nos tribunais de justiça dos Estados e nos tribunais regionais federais).

Nas redes sociais, os deputados favoráveis a medida comemoraram. Francischini afirmou que o texto “seguirá com força para comissão especial”. No Twitter, a deputada Bia Kicis (PSL-DF), que votou a favor dos textos, afirmou que “iremos colocar fim a essa polêmica instaurada pelo STF”.

No último dia 7, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por 6 votos a 5, o fim da prisão após condenação em segunda instância. Atualmente, a prisão só é permitida quando se esgotam todos os recursos, o chamado trânsito em julgado.

*Redação com informações da Câmara Notícias