10/11/2019

É neste domingo a segunda prova do Enem É neste domingo a segunda prova do Enem




Estudantes têm até 5 horas para responder a uma maratona de 90 questões de múltipla escolha de matemática e de ciências da natureza 


A segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizada neste domingo (10) em todo o Brasil. Serão aplicadas 90 questões de múltipla escolha de matemática e ciências da natureza  e suas tecnologias (física, química e biologia).

Os portões abrem pontualmente ao meio dia seguindo o horário de Brasília e fecham às 13h. A prova começa às 13h30 e os estudantes têm até às 18h30 para concluir o exame. 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação das provas, recomenda que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência ao local.

Para preencher o gabarito, o estudante deve usar caneta esferográfica feita de material transparente e de tinta preta. Os candidatos devem levar um documento original com foto, de preferência o RG. Cópias e documentos digitais não valem. Não é obrigatório, mas sempre é bom levar o cartão de confirmação da inscrição.

Caneta azul? Nem pensar, no Enem só vale tinta preta

Água e lanche são liberados, mas todos os demais objetos devem ser guardados no envelope porta-objetos. Mesmo o celular. Caso o aparelho emita algum alarme ou som durante o exame, o candidato será desclassificado. Portanto: desligue o aparelho celular. Relógio também é proibido.

Alarme do celular e caneta azul: saiba o que desclassifica no Enem

Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Nada de deixar a sala antes de duas horas do início do exame. É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.

Primeira Prova

O Enem contou neste ano com 5,1 milhões de candidatos inscritos, no entanto, para a realização da primeira prova compareceram 3,9 milhões de estudantes — 1,2 milhão de faltosos, o que representa 23% do total de inscritos.

A primeira prova, realizada no último domingo (3), foi aplicada em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros. Os estudantes responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de fazer uma redação sobre "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Em entrevista, logo após o exame, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o Enem "não teve nenhuma questão polêmica, nem ideológica, sem doutrinação."

Os números oficiais divulgados pelo Ministério da Educação ainda apontam que 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame em todo o país.

Redação com R-7