01/11/2019

Entenda o que é o edema nas cordas vocais de Galvão Bueno Entenda o que é o edema nas cordas vocais de Galvão Bueno




Problema pode ser causado pelo uso excessivo da voz, cigarro e gripe; eficácia do tratamento com laser, usado pelo apresentador, não é comprovada


O apresentador, Galvão Bueno, 69, postou um vídeo no Instagram mostrando que está fazendo um tratamento a laser para edema nas cordas vocais. "Passei mesmo um sufoco. Estava perdendo a voz achando que era uma gripe forte e, na verdade, era um edema nas cordas vocais e uma inflamação de laringe. Quem descobriu foi a minha fonoaudióloga", diz ele nesse vídeo.

Galvão divulgou imagem em tratamento com laser para as cordas vocais

Galvão postou imagens de uma das sessões do tratamento.

Segundo o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, esse edema pode ter sido provocado pelo uso excesssivo da voz e até por gripe.

Ele explica que muitas vezes, a inflamação da gripe, que costuma ocorrer no nariz, desce para a laringe e causa o edema. “O edema nada mais é que um inchaço, causado por uma inflamação que produz secreção”, afirma.

O médico diz que existem diversas causas como o uso contínuo e exagerado da voz, refluxo e tabagismo. O edema causado pelo cigarro é chamado de edema de Reinke.

O principal sintoma do edema é a rouquidão. Crianças podem sentir sensação de sufocamento, pois o inchaço pode dificultar a passagem de ar. Porém, a rouquidão não é sintoma, apenas, do edema. Ela pode ser sinal de casos mais graves, como nódulos vocais, calos que aparecem no centro das cordas e pólipos vocais, que são lesões traumáticas, de acordo com o otorrinolaringologista. 

Os pólipos podem acontecer quando uma pessoa vai a um show ou a uma partida de futebol e grita muito. O uso exagerado das cordas vocais pode levar a um edema, mas, caso não melhore em 30 dias, é preciso consultar um médico, pois pode haver um pólipo.

Para esse tipo de trabalhador, o tratamento é indicado até nos casos mais simples e consiste no repouso da voz, no uso de anti-inflamatórios tópicos e na fonoterapia, que são exercícios para as cordas vocais.

Redação com R-7