30/10/2019

Ao divulgar fato inverídico,Globo mantém o padrão de seu mau jornalismo Ao divulgar fato inverídico,Globo mantém o padrão de seu mau jornalismo




Esse jornalismo de especulação, que leva a audiência a tirar falsas conclusões, nunca fez bem ao Brasil, nem fará agora, nesse momento político


Não fosse a forte reação do presidente – que surpreendeu zero pessoas –, a reportagem da Globo divulgada na noite da terça feira não teria tido a repercussão que estamos vendo. Afinal, o porteiro diz que “seu Jair” atendeu o interfone. E o então deputado federal Bolsonaro, a própria matéria desmente, estava a quilômetros de distância dali, em Brasília. Ponto. 

Cadê a notícia, além de que o porteiro ou se enganou ou simplesmente mentiu?

Tecnicamente falando, a edição da Jornal Nacional conduziu o espectador por um caminho retórico que a filosofia nos ensinou chamar-se silogismo. Quem assiste é levado a tirar uma falsa conclusão. É um recurso manjado e desleal.  Canalhice, se preferir.

Esse jornalismo de especulação, de ilação e que vive de reticências nunca fez bem ao Brasil. Aqueles que se disseram vítimas da Globo nos últimos anos, inclusive, deveriam tomar cuidado com esse entusiasmo de ocasião. Pode parecer que a emissora que faz mau jornalismo com Chico não faz mau jornalismo com Francisco. 

A mesma calma que faltou ao presidente também está faltando aos que se apressam em tirar conclusões precipitadas. Falta muita informação para que alguém possa, de forma honesta, opinar sem parecer torcedor de arquibancada. O que temos de factual é muito pouco para que se alegue “envolvimento” do presidente da República em um crime bárbaro que traumatizou o pais. Isso não é responsável.

Não interessa a ninguém alimentar teorias conspiratórias, ainda mais em um momento tão delicado (e potencialmnete explosivo) da nossa política. O país está com os nervos à flor da pele. Há muitos detalhes a serem apurados acerca desse depoimento no mínimo equivocado do porteiro do condomínio Vivendas da Barra. Quando o jornalismo dá tiros de canhão com um bacamarte, já devíamos ter aprendido, o alvo está em outro lugar.

Jair Bolsonaro chamou de canalhice e patifaria a divulgação feita pela Rede Globo

R-7 Planalto