28/10/2019

Tenente-coronel da PM é acusado de abusar sexualmente mulheres da corporação Tenente-coronel da PM é acusado de abusar sexualmente mulheres da corporação




Um médico, oficial da Polícia Militar do Paraná,  conhecido como Doutor Bacana, está sendo acusado de usar os consultórios dos quartéis para abusar sexualmente de mulheres. O processo, que está em fase final na Justiça Militar, envolve 30 vítimas. 

Dor, injustiça: "Ele esfregava a genitália na perna, ele apalpava, ele agarrava assim". Vergonha: “Esse cara, ele acabou com a minha vida,disse uma mulher que acusa o oficial.

Nada disso se espera de alguém com a missão de servir e proteger a população. Todo ano, milhares de mulheres fazem prova para ingressar na Polícia Militar em todo o Brasil. O sonho delas é se juntar às mais de 30 mil policiais femininas que hoje fazem parte da corporação.

O Fantástico da Rede Globo mostrou um dos consultórios onde atendia o tenente coronel Fernando Dias Lima,o Doutor Bacana. Além de consultas regulares, ele prestava atendimentos de emergência dentro dos quartéis e validava para a PM atestados assinados por médicos civis.

A Justiça determinou uma série de mandados de busca e apreensão nesses consultórios para investigar denúncias de que o médico aproveitava esses atendimentos para abusar sexualmente das pacientes.

O tenente coronel Fernando Dias Lima é médico da Polícia Militar desde 2009. Antes disso, tinha sido vereador de Cascavel, no Paraná, e candidato à vice Prefeitura da cidade com o nome de Fernando Bacana.

O tenente coronel responde a processo por 23 denúncias de atentado violento ao pudor e sete de assédio sexual, em batalhões de Cascavel e Foz do Iguaçu e na Academia Policial do Guatupê, em São José dos Pinhais.

Em nota, a Polícia Militar do Paraná afirmou que não há dificuldades em apurar denúncias sobre estes tipos de delitos, mas que o assunto de abuso sexual induz erroneamente as vítimas a não procurarem a administração. A nota ainda diz que a polícia possui um serviço de atendimento psicológico para quem passa por traumas como os dessa reportagem.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná abriu uma sindicância para apurar se o tenente coronel cometeu infração ética. “Uma vez considerado culpado, ele pode receber cinco tipos de penas. Desde a mais branda, que é uma advertência confidencial, até à medida extrema, que é a cassação do registro profissional”, afirma o presidente do Conselho Regional de Medicina – PR, Roberto Yosida.

Redação com G-1/PR