28/10/2019

Argentina. Fernández vence eleições presidenciais no primeiro turno Argentina. Fernández vence eleições presidenciais no primeiro turno




Fechadas as urnas das eleições na Argentina, o peronista Alberto Fernández já celebrava sua vitória, sem nenhuma cautela sobre possíveis surpresas nas contages dos votos em papel.  Os festejos se mostraram corretos: 47,6% dos votos, Fernández foi declarado vencedor no primeiro turno deste domingo, 27. O silencioso presidente Mauricio Macri totalizou 41,0% e o terceiro colocado, o ex-ministro da Economia Roberto Lavagna, obteve 6%. Os resultados foram divulgados pelo ministro do Interior, Rogelio Frigelio.

O resultado não foi tão acachapante quanto o esperado. As pesquisas de boca de urna encomendadas pelo candidato peronista apontavam sua conquista de até 55% dos votos – um resultado bem melhor do que o obtido por ele nas primárias de setembro, quando recebeu 49,5%. Mas, com mais de 45%, conseguiu o que pretendia.

“Um minuto de silêncio para Macri, que está morto”, cantou Fernández e amigos em uma comemoração no seu apartamento, na região de Puerto Madero, em Buenos Aires, depois de fechadas as urnas. A cantoria foi gravada em vídeo e viralizou nas redes sociais argentinas.

Macri reconheceu a derrota e telefonou para Fernández para parabenizá-lo pela vitória e convidá-lo para tomarem um café da manhã nesta segunda-feira, 28, para iniciarem um “período de transição ordenada”.

Redação com Agências