24/10/2019

Câmeras com inteligência artificial fazem índices de criminalidade despencar no Rio Câmeras com inteligência artificial fazem índices de criminalidade despencar no Rio




Manhã do último dia 7 de outubro: uma mulher grávida de quatro meses é encontrada morta, com sinais de espancamento, na Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói. Não havia pistas de quem pudesse ser o assassino. Até que uma informação sobre as características do carro usado pelo autor do crime chegou até o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) pelo canal 153. Rapidamente, guardas municipais lotados no CISP inseriram os dados sobre o veículo no sistema de cercamento eletrônico - um novidade inaugurada em maio - e iniciaram as buscas através de centenas de câmeras, entre elas as 70 com inteligência artificial que fazem parte do sistema de cerco. O carro foi localizado em Piratininga e monitorado até a Avenida Jansen de Melo e Ponte Rio-Niterói. Avisados, os policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói prenderam o assassino, que era ex-namorado da vítima e pai do bebê que nem chegou a nascer.

Niterói está mais tecnológico, com equipamentos voltados para uma política de segurança que visa a se antecipar à violência e suas causas. É que o município está entrando na segunda etapa de seu programa Pacto contra a Violência, lançado em agosto do ano passado. Um projeto ousado, que tem como objetivo acionar todos os mecanismos possíveis para acompanhar a movimentação na cidade e dar atenção prioritária a moradores de regiões consideradas mais vulneráveis à violência. 

O diagnóstico foi feito pela Comunitas, organização da sociedade civil voltada para investimentos sociais corporativos. E o resultado mostrou como estava a mancha criminal. De lá para cá, o reforço no policiamento somado ao uso de tecnologia avançada. Desde maio, por exemplo, quando entrou em funcionamento o cercamento eletrônico, 285 casos de crimes já foram solucionados.

Comparando os números do dia 7 de maio, quando as câmeras começaram a operar este ano, até o fim de setembro dos dois anos a queda ficou em 27,6%. Foram 1.442 casos em 2018 e 1.044 em 2019. Enquanto isso, o estado registrou uma redução de menos da metade que a cidade, com 13,7% a menos neste mesmo período.

Sala do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo

Já o número de roubos de veículos teve uma queda de 65% em setembro último com o mesmo mês de 2018. Foram 190 casos no ano passado e 65 este ano. A alta da cidade é enorme em relação ao estado em números gerais. A redução estadual no roubo de veículos em setembro foi de 35,5% — um pouco mais que a metade que Niterói registrou de redução, com 2.613 casos neste ano e 4.053 em 2018.

É a tecnologia ajudando no combate ao crime.

Redação com O Globo