22/10/2019

PF cumpre mandado contra prestador de serviço de Campina Grande suspeito de fraudar Bolsa Família PF cumpre mandado contra prestador de serviço de Campina Grande suspeito de fraudar Bolsa Família




Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (22), em Campina Grande. De acordo com a PF, a operação “Simbiose” teve como objetivo combater supostas ilicitudes que estariam acontecendo na concessão de benefícios assistenciais do Governo Federal, como o programa Bolsa Família. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de um prestador de serviço do município.

Segundo as investigações da PF, o homem era lotado na Unidade do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, e desempenhava a função de cadastrar/atualizar os dados das famílias que seriam contempladas ou já recebiam o Bolsa Família, realizando atendimentos diários de pessoas interessadas em obter o benefício social.

Assim, valendo-se de sua condição na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, o servidor realizava a inserção ilícita de dados falsos no Sistema CadÚNICO, com o intuito de gerar o pagamento ou majorar o valor pago do benefício daqueles contemplados no Programa, mediante cobrança de valores indevidos.

O mandado de busca e apreensão contra o prestador de serviços do município foi expedido pelo Juízo da 4ª Vara Federal em Campina Grande. Ele vai responder pelos crimes de inserção de dados falsos nos sistemas de informação e corrupção passiva, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 15 anos de reclusão.

A Operação “Simbiose” contou com a participação de 10 policiais federais. O nome da operação é uma alusão à cooperação prestada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, à Polícia Federal, para instrução da investigação.

Investigações da PF após notícia-crime

Conforme a Polícia Federal, após uma notícia-crime apresentada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, a PF iniciou investigações, tendo como foco as atividades desenvolvidas por um dos prestadores de serviço contratados pelo município, para o desempenho de atividades burocráticas na concessão de benefícios assistenciais.

A notícia-crime teve por base o resultado dos trabalhos realizados por Comissão de Trabalho, designada para apurar denúncias de fraude cadastral no Programa Bolsa Família, que chegaram ao conhecimento da Secretaria.

Redação/G1 local/CODECOM-PMCG