20/10/2019

Exército nas ruas. Chile decreta toque de recolher em Santiago, Concepción e Valparaíso Exército nas ruas. Chile decreta toque de recolher em Santiago, Concepción e Valparaíso




O chefe de Defesa Nacional do Chile, major-general Javier Iturriaga del Campo, responsável pela segurança durante o estado de emergência decretado em Santiago, no Chile, e em algumas comunas periféricas da capital, decretou neste sábado (19) o toque de recolher na região pela persistência dos protestos.

Segundo o jornal La Tercera, o toque de recolher também foi aplicado na Provincia de Concepción, no sudoeste do Chile e em Valparaíso, cidade litorânea, próxima a Santiago. 

"Tendo analisado a situação e os excessos que ocorreram hoje e levando em conta a obrigação legal que temos de proteger as pessoas e suas propriedades, tomei a decisão de decretar a suspensão da liberdade de movimento pessoal por meio de um toque de recolher total", disse o militar.

A decisão foi tomada em consequência dos distúrbios, incêndios e saques ocorridos no sábado em Santiago, mesmo depois do estado de emergência estabelecido pelo Governo, após os fortes protestos  contra o aumento no preço da passagem do metrô da capital.

Redação com Agências internacionais