28/09/2019

Ministro manda fazer buscas na casa e no escritório de Rodrigo Janot Ministro manda fazer buscas na casa e no escritório de Rodrigo Janot




A Polícia Federal cumpriu no fim da tarde desta sexta-feira, 27, mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em Brasília.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator de um inquérito que apura fake news e ameaças contra ministros da Corte, autorizou as medidas na casa e no escritório de Janot depois de o ex-procurador ter afirmado a VEJA que em 11 de maio de 2017, enquanto ainda era chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR), foi armado ao STF para assassinar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar. “Ia dar um tiro na cara dele”, disse Janot.

Na decisão, Moraes afirmou que as buscas e apreensões eram necessárias para “verificar a eventual existência de planejamento de novos atos atentatórios ao Ministro Gilmar Mendes e as próprias dependências do Supremo Tribunal Federal”. O ministro ordenou a apreensão de armas, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

“O quadro revelado é gravíssimo, pois as entrevistas concedidas sugerem que aqueles que não concordem com decisões proferidas pelos Ministros desta Corte devem resolver essas pendências usando de violência, armas de fogo e, até, com a prática de delitos contra a vida”, escreveu Moraes.

Mais cedo nesta sexta, Gilmar apresentou no inquérito um pedido para que o STF retirasse o porte de arma de Rodrigo Janot e impedisse que ele fosse ao tribunal. Em sua decisão, Alexandre de Moraes suspendeu todos os portes de arma em nome de Janot e o proibiu de chegar a menos de 200 metros de qualquer ministro do Supremo, assim como de acessar o prédio e os anexos do tribunal.

As medidas cautelares foram impostas, conforme o ministro, para “evitar a prática de novas infrações penais e preservar a integridade física e psicológica dos Ministros, advogados, serventuários da justiça e do público em geral que diariamente frequentam esta Côrte”.

A coluna Radar informou ontem que, depois de abortar o plano para matar Gilmar dentro do STF, Janot voltou para casa, tirou a pistola da cintura e guardou em um cofre, onde permaneceu trancada até hoje. Segundo o canal Globonews, a PF encontrou e apreendeu uma arma durante as buscas nos endereços de Rodrigo Janot. 

Redação/Veja.com