15/09/2019

Brasil tem 16 estados com surto de sarampo Brasil tem 16 estados com surto de sarampo




Mais três estados passam a integrar a lista daqueles que tem casos confirmados de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul também registraram a doença.

Ao todo, são 3.339 ocorrências confirmadas em 16 estados nos últimos 90 dias. A maioria dos casos está concentrada em São Paulo, com 3.254 constatações, além de três mortes. De acordo com a pasta, há 24.011 registros suspeitos, sendo que 73,8% do total estão sendo investigados, enquanto 12,3% foram descartados.

As crianças são as mais vulneráveis às complicações do sarampo, sendo que a incidência de ocorrências em menores de um ano é nove vezes maior em relação à população em geral.

Neste mês de setembro, o Ministério da Saúde disponibilizou 77% a mais de vacinas que a média mensal estimada para os estados para ações de rotina. A tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, está disponível em todos os mais de 36 mil postos do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. A Paraíba tem três casos confirmados.

Redação com JP