14/09/2019

Câmara deverá confirmar CPI da Vaza Jato na semana que vem. Apenas quatro paraibanos assinaram pedido Câmara deverá confirmar CPI da Vaza Jato na semana que vem. Apenas quatro paraibanos assinaram pedido




O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deverá confirmar na semana que vem a instalação da CPI da Vaza Jato. O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (13) com 175 assinaturas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito será criada para investigar “a violação dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, em razão da suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e o então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, tornada pública pelo site The Intercept, no mês de junho deste ano” (RCP 5/19).


A série de matérias com o conteúdo do vazamento das supostas mensagens trocadas entre Moro e os procuradores ficou conhecida como “Vaza Jato”. Após a conferência de assinaturas do requerimento de criação da CPI, a Mesa Diretora da Câmara identificou 175 apoiadores, quatro a mais do que o necessário.

Encabeçam o pedido, os líderes André Figueiredo (PDT-CE), Alessandro Molon (PSB-RJ – Oposição), Ivan Valente (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ – Minoria); Paulo Pimenta (PT-RS); Tadeu Alencar (PSB-PE); e Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Dos doze deputados federais paraibanos,quatro tinham assinado o pedido de CPI até a sexta feira. Aguinaldo Ribeiro,Damião Feliciano,Frei Anastácio e Gervásio Maia.

Para que a CPI seja efetivada, na semana que vem, o requerimento deve ser lido em Plenário.

Redação com Agência Câmara.