03/09/2019

Rolmero Rodrigues é convidado para participar de solenidade no Palácio do Planalto Rolmero Rodrigues é convidado para participar de solenidade no Palácio do Planalto




O prefeito Romero Rodrigues participa, às 15h30 desta quarta-feira, 4, de um evento histórico no Palácio do Planalto, que tem como referência Campina Grande. A solenidade de assinatura da Medida Provisória que institui pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus contará com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Como madrinha da iniciativa, Michelle assumiu o compromisso pela bandeira exatamente durante uma visita a Campina, em abril deste ano, quando conheceu de perto os bons resultados da parceria do governo federal com a Prefeitura de Campina Grande no Centro Dia - uma unidade de serviço do Sistema Único de Assistência Social especializada no acolhimento às famílias com crianças atingidas pela doença.

Para Romero Rodrigues, trata-se de mais uma vitória de Campina Grande, ao assumir uma política pública inovadora, atingindo além das metas estabelecidas pelo governo federal na assistência a dezenas de famílias de toda a Paraíba que enfrentam um drama com muitas variáveis. 



Durante a visita, na companhia do ministro Osmar Terra, da Cidadania e ciceroneada pelo prefeito Romero Rodrigues e a primeira-dama Micheline Rodrigues, a primeira-dama se emocionou com os relatos das mães que enfrentam uma série de adversidades por conta da dedicação quase exclusiva que têm de dar ao seus filhos vítimas da microcefalia. Ela parabenizou Romero também pela qualidade da assistência prestada no Centro Dia de Campina Grande -, administrado pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e referência nacional para o programa, tendo sido alvo até de um documentário do Ministério.

Foi exatamente durante um encontro mais direto de Michelle Bolsonaro com as famílias atendidas pelo Centro que a proposta-desafio foi apresentada à primeira-dama do Brasil por uma das mês presentes: que ela conversasse com o marido e presidente no sentido de que se viabilizasse uma assistência mais permanente às crianças e seu núcleo familiar, com a instituição de uma bolsa ou um benefício similar. Emocionada, Michelle prometeu se empenhar pela causa. 

Nesta quarta-feira, o sonho para centenas de famílias será realizado.

Por sugestão do ministro Osmar Terra, o prefeito Romero Rodrigues embarcou para Brasília na companhia de mães assistidas pelo programa em Campina Grande. A coordenadora do Centro Dia campinense, Leila Nóbrega, também participa da solenidade no Palácio do Planalto. A secretária Eva Gouveia, da Semas, por conta de um procedimento cirúrgico, não poderá viajar para Brasília, mas recebeu as mães convidadas em seu apartamento em Campina Grande.

Serviços

Entre os serviços oferecidos no Centro Dia de Campina Grande constam: atividades que permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais e familiares; apoio e orientação aos cuidadores familiares. Os participantes terão ainda acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionarão autonomia e convivência, uma forma de auxiliar na redução do estresse decorrente dos cuidados prolongados na família.

O Centro Dia possui capacidade para atender 60 crianças e suas famílias, por turno, recebendo cuidados de diferentes profissionais: assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional e cuidadores. Todos esses profissionais estão capacitados para desenvolver um trabalho de assistência às famílias das crianças com microcefalia e doenças associadas.

Redação com CODECOM/PMCG