27/08/2019

Promotor que chamou Gilmar Mendes de ¨maior laxante do Brasil¨ é punido por conselho do MP Promotor que chamou Gilmar Mendes de ¨maior laxante do Brasil¨ é punido por conselho do MP





O promotor de Justiça Fernando da Silva Krebs, do Ministério Público de Goiás, recebeu uma punição do plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por ter chamado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de “maior laxante do Brasil”.

O órgão resolveu puni-lo com a pena de censura, que fica registrada no histórico funcional do promotor, tornando-se prejudicial em eventuais avaliações e procedimentos disciplinares futuros. Em caso de nova censura, por exemplo, ele pode ser suspenso.

A declaração polêmica foi feita em 2018 em entrevista à Rádio Brasil Central, de Goiânia. Na ocasião, Krebs disse que “nós temos o caso Gilmar Mendes, que é considerado o maior laxante do Brasil. Ele solta todo mundo, principalmente os criminosos de colarinho branco”.

O relator do processo administrativo disciplinar (PAD) contra o promotor, o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, considerou “notório que ele ultrapassou o seu direito” de liberdade de expressão.

“Não resta dúvida quanto à intenção de difamar, nem tampouco quanto à direção da ofensa. Ao afirmar o que afirmou sobre o ministro Gilmar Mendes, o processado ultrapassou em muito seu dever de urbanidade e de respeitar a dignidade pessoal de outrem, utilizando linguagem chula”, disse Bandeira de Mello.

Redação com JP