26/08/2019

Macron diz que G7 dará ao menos 20 mi de euros para Amazônia e rebate comentário de Bolsonaro sobre sua esposa Macron diz que G7 dará ao menos 20 mi de euros para Amazônia e rebate comentário de Bolsonaro sobre sua esposa





O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira que os membros do G7 darão uma ajuda de pelo menos 20 milhões de euros para combater os incêndios na Amazônia e rebateu os comentários feitos pelo presidente Jair Bolsonaro sobre sua esposa, Brigitte Macron, classificando-os de extremamente desrespeitosos.

No fim de semana, Bolsonaro respondeu uma publicação de um seguidor em uma rede social na qual apareciam as fotos do presidente francês com sua esposa e de Bolsonaro com a primeira-dama Michele Bolsonaro e o texto “entende agora pq Macron persegue Bolsonaro” (sic). A resposta do presidente foi: “não humilha cara. Kkkkkkk” (sic).

Resultado de imagem para fotos de brigitte macronResultado de imagem para fotos de michelle bolsonaro

O público fez comparações entre as duas primeiras damas

pelas redes sociais

Macron classificou o comentário de Bolsonaro sobre a primeira-dama francesa de triste e disse que os brasileiros merecem um presidente que esteja à altura do cargo.

O líder francês também disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve ausente das conversas cobre mudanças climáticas e biodiversidade em uma reunião do G7 nesta segunda-feira porque estava ocupado em reuniões bilaterais.

Trump apoiou as tentativas dos líderes para erradicar os incêndios na Amazônia, disse Macron.

“Ele não estava na sala, mas sua equipe estava”, afirmou Macron em uma coletiva de imprensa após as conversas sobre o clima. “Vocês não devem interpretar a ausência do presidente norte-americano… os Estados Unidos estão conosco sobre a biodiversidade e a iniciativa da Amazônia.”

Também nesta segunda, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro fez um pronunciamentos aos jornalistas, recusando-se a responder perguntas dos repórteres, e questionou quais intenções estariam por trás da oferta de países ricos para combater as queimadas na Amazônia. 

Redação com Reuters