26/08/2019

Atriz paraibana ganha prêmio no Festival de Gramado(RS) Atriz paraibana ganha prêmio no Festival de Gramado(RS)




A atriz paraibana Marcélia Cartaxo teve muito a festejar na noite deste sábado (24), durante o 47º Festival de Cinema de Gramado. O filme “Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton e estrelado por ela, foi o grande vencedor do festival, levando oito Kikitos, e rendeu a Marcélia mais um prêmio de melhor atriz.

Ao G1, ela comentou sobre a emoção do momento e comparou a reação do público com “A Hora da Estrela” (1985), longa pelo qual ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim. Ao final da exibição do filme em Gramado, na sessão de terça-feira (20), Marcélia e a equipe que realizou o filme foram ovacionadas pelos presentes.

“É uma gratidão muito grande. Tocar o coração das pessoas é muito difícil hoje em dia. Foi uma sessão muito especial. As pessoas choravam, riam. Muito parecido com ‘A Hora da Estrela’. Foi uma coisa muito linda, inesquecível”, declarou.

Filme 'Pacarrete', de Allan Deberton, levou oito Kikitos no Festival de Cinema de Gramado — Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

O filme conta a história real de uma mulher chamada Pacarrete, interpretada por Marcélia Cartaxo. Ela é uma bailarina e professora de dança aposentada que volta para a cidade natal, Russas, no interior do Ceará. Pacarrete sonha em estrelar uma apresentação de balé para a população local, mas é rejeitada pela própria cidade e tachada de louca.

Marcélia, que é paraibana de Cajazeiras, comparou Pacarrete à classe artística. “Ela é como nós, a gente resiste com a nossa arte, com o nosso lugar. Sempre lutando por isso. Principalmente nesse momento tão difícil, que estamos perdendo espaço, editais, é uma luta muito grande”, afirmou.

Redação com G1