26/08/2019

INSS começa a pagar hoje a antecipação do 13º a aposentados INSS começa a pagar hoje a antecipação do 13º a aposentados





O pagamento da antecipação da primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas será realizado nesta segunda-feira (26) e se estende até o dia 6 de setembro. Segundo o governo federal, cerca de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados e devem ser injetados R$ 21,9 bilhões na economia no terceiro trimestre do ano.

A primeira parcela do benefício corresponde a 50% do valor atual que o segurado recebe. Serão contemplados os brasileiros que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morte e os demais benefícios administrados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O BPC (Benefício de Prestação Continuada) não tem direito ao 13º salário por ser de caráter assistencial.

A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício e acontece junto com o depósito mensal. 

O Imposto de Renda será cobrado apenas na segunda parcela, que precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro deste ano. Isto significa que pode acontecer uma diferença no valor pago em cada uma das parcelas.

No último dia 05, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma MP (Medida Provisória) que transformou a antecipação dos pagamentos em regra. Anteriormente, a gratificação em agosto era determinada com assinatura de decreto presidencial a cada ano.

Redação com assessoria