20/08/2019

Grêmio e Palmeiras abrem quartas de final da Libertadores da América Grêmio e Palmeiras abrem quartas de final da Libertadores da América




Grêmio e Palmeiras abrem nesta terça-feira, 20, a partir das 21h30 (de Brasília), as quartas de final da Copa Libertadores, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O jogo que põe frente a frente os técnicos gaúchos Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari, ambos campeões do torneio, será transmitido com exclusividade pelo canal Fox Sports.

Renato Gaúcho, o único brasileiro a ganhar a competição como jogador (1982) e como treinador (2017), ambas pelo Grêmio, terá como adversário o conterrâneo mais experiente na história da Libertadores. Felipão é bicampeão da América por Grêmio (1995) e Palmeiras (1999) e quem mais dirigiu jogos da competição: 72 compromissos em sete edições.

Dono de 22 títulos em torneios mata-mata, Felipão terá um rival acostumado a competições nesse formato. Apenas nessa atual passagem pelo Grêmio, Renato Gaúcho conquistou a Copa do Brasil, a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

Semifinalistas em 2018, Grêmio e Palmeiras também definem em Porto Alegre e na semana seguinte no Pacaembu qual é o time brasileiro de maior poderio recente na Libertadores. Os gaúchos podem chegar pela terceira vez seguida entre os quatro melhores, enquanto o clube paulista busca atingir esta etapa pelo segundo ano consecutivo, após ter feito nessas temporadas a melhor campanha da fase de grupos.

O Grêmio, último brasileiro a conquistar uma Libertadores, em 2017, e o Palmeiras, campeão nacional em 2016 e 2018, apostam em elencos badalados para avançar. O clube gaúcho tem, por exemplo, o zagueiro Geromel, convocado por Tite para a última Copa do Mundo, e o atacante Éverton, em alta após se destacar pela seleção brasileira na Copa América.

O Palmeiras, reforçado nos últimos anos por contratações caras, confia no ex-gremista Dudu e no bom momento do goleiro Weverton, chamado para defender a seleção brasileira nos próximos amistosos.

Apesar de os dois times terem se enfrentado no sábado, pelo Campeonato Brasileiro, e na mesma Arena do Grêmio, a partida pela Copa Libertadores deve ser bem diferente do empate em 1 a 1. Os treinadores pouparam os titulares e nos últimos dias fizeram mistério.

Redação/Veja.com