15/08/2019

Egípcio procurado pelo FBI nega ter envolvimento com a Al Qaeda Egípcio procurado pelo FBI nega ter envolvimento com a Al Qaeda




Acusado pelo governo dos Estados Unidos de ter ligação com o grupo terrorista al-Qaeda, o egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim afirmou estar sendo vítima de perseguição política.

“Tomei um susto quando vi meu nome divulgado como terrorista pelo governo americano. Nunca atentei contra a integridade física ou coletiva da nação americana ou de qualquer outro país. Isso tudo está acontecendo porque, no Egito, eu era membro de um partido político que foi criminalizado”, afirmou Ahmed Ibrahim em entrevista à Revista ÉPOCA na tarde desta quarta-feira (14) em São Paulo.

De calça jeans, camisa polo e agasalho com capuz azul, o egípcio demonstrava calma ao falar sobre seu caso. 

"Não sou terrorista. Não estou com medo porque no Brasil existem leis, ao contrário do Egito. Trabalho com uma pequena fábrica de móveis. Sou sócio dessa pequena empresa. No meu país eu era professor de árabe. Sou um perseguido político. Escolhi o Brasil para morar porque sabia que é um país que abraça todas as culturas", acrescentou .

Ahmed Ibrahim chegou ao país em 1 fevereiro de 2017, de acordo com informações das autoridades brasileiras. Em 19 de junho do mesmo ano, ele se casou com uma brasileira em um cartório de Pari, distrito da cidade de São Paulo. Atualmente, o Ahmed Ibrahim mora no município de Guarulhos, na região metropolitana.

Documento de identificação do egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, procurado pelo FBI e acusado de terrorismo Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Mohamed afirmou que era professor no Egito e antes de chegar ao Brasil passou um tempo na Turquia, fugindo de seu país natal por conta das perseguições políticas após a queda do presidente egípcio Mohamed Morsi.

Questionado sobre ter contato ou conhecer alguém da Al Qaeda, Mohamed afirmou que não conhece ninguém e que seus problemas são no Egito, por questões políticas, e diz não ter cometido nenhum crime.

Redação com R-7/Época