11/08/2019

Dia dos pais. Licença paternidade de 20 dias ganha espaço e mais adesões Dia dos pais. Licença paternidade de 20 dias ganha espaço e mais adesões




Aos poucos, as empresas brasileiras vão vencendo o preconceito e os receios de pais que, apesar de terem em seus empregos a opção da licença paternidade estendida, preferiam abrir mão dessa ajuda. O prazo de pelo menos 20 dias é oferecido hoje por 29% das companhias analisadas pela consultoria Mercer Marsh Benefícios, e tem adesão cada vez maior. O impacto dessa mudança de comportamento vai além da união familiar, passa pelo reposicionamento do homem na sociedade e acaba minimizando, indiretamente, o peso que carregam as mulheres no mercado de trabalho.

Os 20 dias, e não 5, como determina a lei trabalhista nacional, são dados por empresas que se inscreveram no programa Empresa Cidadã , criado pela Lei 11.770, de 2008, em troca de abatimentos em impostos federais. "Mas nunca volta 100% do que pagamos, nosso retorno não é apenas financeiro", explica Alex Marconato,  gerente de Benefícios, Saúde e Segurança do Trabalho do grupo Via Varejo, das marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Segundo ele, o pai retoma o trabalho mais engajado com a companhia, satisfeito e feliz.

‘Indescritível’

Se a palavra de especialistas em RH pode parecer fria, a de um pai talvez ajude a convencer o leitor mais cético da importância do benefício estendido. 

Igor Gomes, 38 anos, diretor executivo de Business Operation da farmacêutica Takeda, tem dois filhos. Victoria, de 8 anos, e Enrico, com 1. Por poder ficar mais tempo com o último, graças à licença de 20 dias, abriu mão da ajuda da mãe em tempo integral, como aconteceu após o primeiro nascimento.

“Poder acompanhar de perto todos os detalhes e as evoluções do bebê foi uma sensação que não consigo descrever. Sem contar que pude me sentir mais útil e tomei exclusivamente para mim atividades como dar banho e colocar para dormir”, recorda.

Novos tempos

As corporações modernas já superaram os debates sobre a importância de tratamentos similares para homens e mulheres. No caso da cervejaria Ambev, por exemplo, essa busca de se adequar à realidade atual é nítida. “Estendemos aos casais homoafetivos o benefício ampliado de 180 dias de licença parental, para que o principal cuidador ou cuidadora da criança possa se dedicar integralmente a esse período inicial da criação”, afirma Daniel Spolaor, diretor de Gente e Gestão.

Na  Ambev, 960 pais já foram beneficiados pela licença estendida, o que representa  84% de adesões desde a implementação do benefício.

Redação com R-7