06/08/2019

Após operação da PF, 13 líderes do PCC irão para presídios federais Após operação da PF, 13 líderes do PCC irão para presídios federais





Treze lideranças da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), presas em uma operação da Polícia Federal, realizada nesta terça-feira (6) para desarticular o núcleo financeiro da facção, serão transferidos para presídios federais.

Delegado Martin Purper coordenou a operação Cravada

De acordo com o delegado da Polícia Federal e coordenador da Operação Cravada, Martin Bottaro Purper, a operação teve início em fevereiro e revelou a dinâmica utilizada pela organização criminosa. Os valores eram cobrados pelos integrantes da base da organização para serem enviados a membros da cúpula.

"Observamos a dinâmica da organização para entender e saber como realizar ações efetivas para interromper", afirmou o delegado durante coletiva de imprensa no Paraná na manhã de hoje. "Eles arrecadam valores dos comparsas através de rifas, cobradas de dois em dois meses. Esse valor sai da base e chega para os principais líderes."

O delagado Purper afirmou que mais de 400 contas bancárias foram identificadas e bloqueadas. "Eles usavam a conta por 3 ou 4 meses e trocavam, eram contas alternadas. Eles também criaram códigos. Isso era feito em formato de planilhas, como uma empresa de contabilidade. Pessoas faziam o que se chama de fechamento e os valores eram checados para ver se não faltava dinheiro."

Quem não conseguia pagar os valores era, segundo o delegado e coordenador da operação, excluído ou espancado. As planilhas, explica Purper, mostravam ainda que os visitantes recebiam valores por contribuições que chegavam e saíam dos presídios.

Redação com R-7