31/07/2019

Quatro detentos são mortos durante transferência de presídio de Altamira Quatro detentos são mortos durante transferência de presídio de Altamira





Quatro detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, foram mortos por sufocamento, enquanto estavam sendo transportados do presídio, onde outros 58 morreram em uma briga de facções na segunda-feira, disseram autoridades.

O Brasil tenta há anos conter a violência nas prisões, em meio a uma população carcerária que atualmente ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. As prisões estão superlotadas e o pessoal penitenciário é insuficiente, com facções rivais muitas vezes disputando o controle efetivo das instalações.

Autoridades no norte do Estado do Pará, disseram nesta quarta-feira que acreditavam que os quatro detentos mortos pertenciam à mesma facção e tinha lutado juntos durante o confronto de segunda-feira, em que mais de uma dúzia de presos foram decapitados.

O massacre provocou indignação generalizada no Brasil, e autoridades prisionais disseram que a violência os pegou de surpresa, com nenhum dado de inteligência sugerindo um confronto iminente, ressaltando que a violência nas prisões está longe de ser controlada.

Redação com Mixvale