13/07/2019

Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morre em BH Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morre em BH





Dilma Jane, de 95 anos, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), morreu neste sábado (13), na residência da família,em Belo Horizonte.

A informação foi confirmada pelo vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais (PT-MG), Arnaldo Godoy. Segundo ele, a ex-presidente está fora do país e ele não sabia sobre a previsão de chegada dela.

Amigos de Dilma Rousseff, como Manuela D’ávila e Eduardo Suplicy, e o deputado Federal pelo Ceará José Guimarães lamentaram a morte nas redes sociais.

Nascida em 1924, Dilma Jane foi casada com o imigrante búlgaro Pétar Russév que era funcionário da siderúrgica Mannesmann, quando Dilma Jane era professora.

Dilma Jane sofria de problemas de saúde já há alguns anos e nem sequer soube do impeachment da filha, em 2016. Ela morou com a filha no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, desde 2011, quando Dilma assumiu a Presidência da República.

Em 2015, teve um ataque isquêmico transitório, que é como um sinal de alerta do corpo de que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ocorrer. Quando o paciente sofre esse problema, é porque uma artéria que leva sangue para o cérebro entope. Entre os sintomas, semelhantes aos do AVC, estão fraqueza em um dos braços ou uma das pernas, dormência em um lado do corpo, fala enrolada ou perda repentina da visão de um dos olhos.

A família ainda não deu informações sobre velório e sepultamento.

Redação com Agências