12/07/2019

Câmara aprova mudança na Previdência com regras mais brandas para policiais da União Câmara aprova mudança na Previdência com regras mais brandas para policiais da União




Categoria poderá se aposentar com 53 anos (homens) e 52 anos (mulheres), com pedágio de 100%


Após acordo entre deputados, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira uma emenda que garante que policiais federais tenham regras de aposentadoria mais brandas que as previstas no texto-base da reforma da Previdência . A emenda foi aprovada por 467 votos a 15.

O novo texto prevê que policiais se aposentem com 53 anos (homens) ou 52 anos (mulheres), com pedágio de 100% sobre o tempo restante para se aposentar pelas regras atuais. Ou seja, se faltarem dois anos para dar entrada no benefício, precisarão trabalhar por quatro anos.

As regras são as mesmas oferecidas pelo presidente Jair Bolsonaro quando a reforma estava em análise na Comissão Especial. Na ocasião, representantes da categoria rejeitaram a proposta. O texto-base previa que os policiais, homens e mulheres, se aposentassem aos 55 anos. O impacto dessa mudança é estimado em R$ 11 bilhões.

Redação com O Globo