05/07/2019

Candidato a presidente da Argentina visita Lula na prisão e promete ajuda Candidato a presidente da Argentina visita Lula na prisão e promete ajuda




Em primeiro lugar nas pesquisas, o candidato à Presidência da Argentina Alberto Fernández visitou nesta quinta-feira (4)o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba .

O companheiro de chapa da senadora e ex-presidente argentina Cristina Kirchner , que é candidata a vice, criticou a prisão de Lula , afirmando que trata-se de uma "mácula ao Estado de Direito". Ele prometeu se manter ao lado do brasileiro, que cumpre pena de oito anos e dez meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

"Sou professor de Direito Penal na Universidade de Buenos Aires há mais de 30 anos e vejo com muita preocupação a detenção de Lula", disse Fernández. "Talvez o governo brasileiro não perceba que esteja  criando uma mácula muito grande ao manter preso um nome como Lula".

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que também participou da visita, disse que Fernández é o candidato de Lula na eleição argentina. Na conversa, também foi discutido o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, anunciado na semana passada.

"O acordo condena a Argentina a um processo de desindustrialização", disse Fernández , afirmando que o tratado foi anunciado agora para que o presidente argentino, Mauricio Macri, candidato à reeleição, posso apresentá-lo como um trunfo na campanha eleitoral.

Analistas argentinos ouvidos pelo GLOBO opinaram que Fernández buscava, com a visita a Lula, reforçar a polarização com  Macri e sua aliança com o presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o encontro serve, segundo os analistas, para reforçar a denúncia de Cristina de que líderes de esquerda que governaram países do continente são hoje perseguidos políticos da Justiça.

Redação com US