05/07/2019

Plenário começa a discutir reforma da Previdência na terça, diz Rodrigo Maia Plenário começa a discutir reforma da Previdência na terça, diz Rodrigo Maia





O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou a aprovação, nesta quinta-feira (4), do relatório da reforma da Previdência pela comissão especial da Casa que analisa mudança nas regras de aposentadoria dos trabalhadores.

“A Câmara deu hoje um importante passo. Esta foi a nossa primeira vitória e, a partir da próxima semana, vamos trabalhar para aprovar o texto em plenário, com muito diálogo, ouvindo todos os nossos deputados, construindo maioria”, disse Maia, pelo Twitter.

O presidente da Câmara acredita que a discussão no plenário deve começar na terça-feira (9) e pode ser votado antes recesso parlamentar, que se inicia no dia 18 deste mês. Pelo regimento da Casa, é necessário um prazo de duas sessões após a conclusão da votação na comissão especial para que se inicie a discussão no plenário.

Rodrigo Maia acredita que a reforma da Previdência deve ser aprovada no plenário por pouco mais de 325 deputados. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto precisa ser aprovado por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação.

Aprovado pelos deputados, o texto segue para apreciação do Senado – onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Redação com Agência Brasil