04/07/2019

Ex-PM alvo de ação contra milícia no Rio pula do quarto andar e consegue fugir Ex-PM alvo de ação contra milícia no Rio pula do quarto andar e consegue fugir





A Polícia Civil faz, nesta quinta (4),  uma megaoperação em vários pontos do Rio de Janeiro para cumprir 74 mandados de prisão contra um grupo paramilitar ligado ao ex-PM e miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica — preso desde outubro de 2017. Dentre os alvos estão nove policiais militares (cinco com mandados de prisão e quatro alvos de busca e apreensão). Até o momento, 40 mandados de prisão foram cumpridos (25 contra pessoas que já estavam presas).

Um dos procurados é o ex-PM Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy. Ele conseguiu fugir quando os policiais chegaram à casa dele, em Niterói. Ele, que também é uma das lideranças da milícia , pulou do seu apartamento no quarto andar e escapou. Uma mulher apontada como companheira dele foi detida no local.

Na Operação Salvator , como foi batizada, os agentes também cumprem 93 mandados de busca e apreensão. O bando é acusado de aterrorizar moradores e comerciantes em Itaboraí há cerca de um ano e meio, garantindo lucro mensal de R$ 500 mil.

Dentre os presos está o principal alvo da ação, o PM Fábio Nascimento de Souza, conhecido como China. Lotado na UPP Borel, o agente foi encontrado em casa, em Rio Bonito, e uma pistola calibre 380 que estava com ele foi apreendida.

O delegado Antônio Ricardo Nunes, chefe do Departamento Geral de Homicídio e Proteção à Pessoa (DGHPP), disse que "combater essas organizações criminosas resulta em melhorias significativas na redução da criminalidade, especialmente o número de homicídios no município". Nunes afirmou também que "o DGHPP será implacável com esses criminosos". 

Dentre os procurados nesta quinta estão ainda os autores da chacina que deixou 10 mortos no dia 20 de janeiro em Itaboraí e São Gonçalo.

Redação com US