03/07/2019

Divulgadas as fotos dos mortos em confronto com a Polícia após perseguição Divulgadas as fotos dos mortos em confronto com a Polícia após perseguição





As oito pessoas que morreram na operação das polícias militares de Pernambuco e da Paraíba, na manhã de ontem, eram amigos e familiares entre si, moravam em Betânia(PE) e cidades vizinhas. Dentre os mortos, está o vereador Andson Berigue (PP), da cidade de Betânia, no Agreste de Pernambuco. Nanaca, como era conhecido, foi eleito em 2016 com 482 votos.

O vereador teria ido até Barra de São Miguel resgatar o irmão, conhecido como Galego de Lena, líder da quadrilha e um dos participantes do assalto em Santa Cruz do Capibaribe, na segunda feira, que terminou com a morte de um policial militar.

Um primo deles, conhecido como Edys de Gevan,também está entre os mortos. Também morreu um homem conhecido como Wellington Cabeludo, igualmente da cidade de Betânia, e duas mulheres identificadas como Marcela Virgina e Raniere Alves, uma delas manteria um relacionamento com Galego de Lena. Os outros dois corpos são de José Pedro Agostinho e Manoel José.

A principio, informaram que a esposa do vereador, Danilla Nogueira, estava com ele e teria sido morta. Mas, através das redes sociais familiares e amigos negam a informação.

Wellington e Galego tinham mandados de prisão expedidos contra eles. O primeiro, por um assalto a uma lotérica na cidade de Carnaíba em 2018. O segundo, pelo sequestro de um funcionário do Bradesco em Custódia, também no ano passado.

A Polícia fez questão de desfilar pelas ruas com os corpos na caçamba da viatura, num claro recado aos bandidos: “matou polícia, morre”.

A população que acompanhou o trajeto do automóvel aplaudiu a ação policial. As roupas que estavam sendo usadas pelos mortos, coincidem aos trajes vestidos pelos bandidos no assalto, como mostram o circuito interno de câmeras.

Os corpos dos criminosos ainda foram levados para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe. O carro que teria sido utilizado por eles foi encontrado na cidade de Riacho de Santo Antônio, distante cerca de 20 km de Barra de São Miguel.

De acordo com a PM, além de envolvimento com o grupo criminoso, o vereador era suspeito de vários assaltos a bancos e outros crimes cometidos em Pernambuco.

A quadrilha tinha atuação interestadual e era especializada em assaltos a bancos. Foram apreendidos o dinheiro do roubo em Santa Cruz do Capibaribe, duas pistolas 380, dois revólveres 38 e uma espingarda calibre 12 de repetição, que foi utilizada na ação criminosa.

A acão da quadrilha ocorreu na tarde da segunda feira, quando quatro homens armados assaltaram uma casa lotérica e um mercado no bairro Dona Lica, em Santa Cruz do Capibaribe, e foram perseguidos por uma guarnição da Polícia Militar. A viatura foi atingida por vários disparos. O soldado André José da Silva, 32 anos, que dirigia a viatura, foi ferido e não resistiu. O corpo dele foi sepultado nesta terça-feira (02).

Já o PM que estava no banco do passageiro, Moacir Pereira, 47, ficou ferido, mas conseguiu sair do veículo. Ele foi levado para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe para receber atendimento e depois transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA). Os assaltantes fugiram. O carro deles foi encontrado abandonado em Barra de São Miguel, em território paraibano.

Redação com PN