02/07/2019

Reunião entre Maia e governadores define se Estados ficam na reforma da previdência Reunião entre Maia e governadores define se Estados ficam na reforma da previdência




A reforma da Previdência terá um dia decisivo na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (2) com a possibilidade da reinclusão de Estados e municípios no texto. Os deputados que comandam as negociações sobre o projeto, como o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), e o relator Samuel Moreira (PSDB), vão se encontrar pela manhã com governadores do Nordeste para tentar fechar um acordo que permita colocar os demais entes federativos de volta no texto.

Se ficarem dentro da reforma, servidores estaduais e municipais também terão que seguir as novas regras e não será necessária a apresentação de projetos específicos em assembleias estaduais e câmaras pelo país.

O governo e os parlamentares que fazem as negociações para a aprovação da reforma, porém, estão pessimistas porque avaliam que parte dos governadores não quer o desgaste político de apoiar a reforma da Previdência. Os chefes do Executivo levarão propostas para aumentar os repasses de recursos aos estados no curto prazo.

Em razão do impasse, os parlamentares já trabalham com a ideia de apresentar um projeto em separado no plenário para inclusão de Estados e municípios.

Após a reunião entre Maia e os governadores do Nordeste, já no período da tarde, deverá ser retomada a leitura do relatório pelo deputado Samuel Moreira. A votação deverá ser concluída entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4).

Redação com Agências